A virtualização é uma das tecnologias mais empregadas no mercado, 10 de cada 10 datacenter no Brasil possuem a virtualização implementada em seus servidores, seja ela via JVM – JAVA ou seja ela utilizando tecnologias da VMWare, Microsoft ou Citrix. Porém, não podemos virtualizar bancos de dados de produção que suportam um grande massa de dados e alta concorrência devido a alta performance requerida para isso, ainda.
Algumas empresas especializadas em Hardware, incluía nessa lista a Oracle já que ela comprou a SUN, lançou ou lançara dentro em breve, storages que possuem discos SSD. Estes discos são no mínimo 10 vezes mais rápidos que os discos/HDDs atuais. Há uma série de vídeos na Internet que comparam o boot de notebooks com discos convencionais contra notebooks com discos SSD, a diferença de velocidade entre eles é gritante.
O custo quanto a compra de um storoge com discos SSD ainda é muito alto, mas esse valor tende abaixar, vale ressaltar que uma análise de custo benefício quanto a compra desse equipamento e o ganho de performance no seu ambiente deverá ser levantado.
É claro que os discos SSD irão melhorar em muito a performance de um ambiente virtual e possibilitará a virtualização de bancos de dados de produção, mas há um ponto – a quantidade de processadores alocados por máquina virtual. Hoje há um limite de 8vCpus por máquinas virtuais, existem bancos de dados que possuem mais de 12 e até mesmo 30 cpus alocados para eles, e falo de cpus físicas.
A virtualização precisa e muito melhorar a quantidade de processadores alocados por máquinas virtuais, mas isso será uma questão de tempo.
Acho que os HDDs velhos vão substituir as unidades de fita, onde elas ainda são usadas.
Uma solução interessante é a de BD na cloud como a Xeround oferece.
Eles usam a estrutura da AWS se não me engano…
para servidor isso é uma beleza, agora tenta comprar um ssd pra uso particular….
ainda ta mt caro, mas como tudo na informatica… daqui a 2 anos estarei com ssd sem duvida 😀
abcs