A minha primeira certificação foi a MCSE+1 para NT 4.0, faz tempo viu. E desde cedo eu queria me tornar um especialista nos produtos para servidores Microsoft, isso porque eles davam muitos problemas. Era impressionante, várias empresas possuíam solução Microsoft em sua rede e sabiam dos problemas.

Entre 2002-2004, houve o movimento de instalação do Linux RedHat Advanced Server nas empresas. Eu me lembro do representante da RedHat no Brasil ido me levar os CDs de instalação, pois havíamos comprado mais de 238 licenças. Acreditávamos que o Linux ira estabilizar e muito o nosso ambiente, e de fato, naquela época, isso ocorreu. A quantidade de incidentes e chamados quanto a problemas com os nossos ambientes Web caíram drasticamente.

Vários sites e páginas foram migrados de ASP para PHP, Perl e tantas outras linguagens suportadas pelo mundo Linux (tem como instalar o asp no apache, mas fica uma merda).

Só que hoje, eu vejo o mundo Microsoft com outros olhos e isso é devido a sua base de dados quanto ao conhecimento do produto. A Microsoft possui uma extensa documentação com milhões  de parâmetros de tuning que podem ser executados dando um ganho real de performance para vários de seus produtos. Não estou dizendo que o IIS6 é melhor que o Apache, longe disso, mas hoje nós conseguimos configurar algumas coisas nele que antes eram impossíveis.

Não podemos nos esquecer da segurança, a Microsoft aprendeu com os seus erros e constantemente lançam patches para correção de vulnerabilidades.

A minha birra com Microsoft diminui e muito nesses últimos 6 anos, mas não troco o Apache ou Nginx por um IIS.. heheh

Compartilhar:

Este post tem 8 comentários

  1. Gustavo eu estou tirando a certificação MCITP: Server Administrator, eu gostaria de uma sugestão sua e dos seus leitores para o meu próximo curso, estou em dúvida se faço algo para Linux ou Cisco, uma vez que voltei agora pro Brasil e não estou por dentro do mercado. O que vocês me sugerem?

    Obrigado

  2. Beleza Gustavo! Concordo com você em pgenero, número e grau!

    Passei pelo mesmo “efeito” com relação a Microsoft e levei um susto com o site FTP do IIS!
    Dois servidores hosteados na Locaweb tive a surpresa com FTP. Fiz testes com o proftp e o site ftp do IIS e acredite… O IIS teve uma diferença drastica.
    Configuração? As máquinas eram iguais (sei que não devo confiar muito no serviço de host da locaweb) mas foi literalmente com o “pé nas costa”!!

    Sei que existe problemas de seguranças, mas como foi somente pra teste, a impressão foi muito boa!

    Abração ai cara! E parabéns pelo seu blog!! Leitura diária certa!

    Até!

  3. faça cisco e depois parta para linux..

  4. Ai..gustavo lê depois os ultimos comentários do post dos hoteis..sobre a pizza!

  5. putz.. foi mau mesmo, vou mandar um kit do coruja para vc.. me manda o seu endereço no coruja corujadeti.com.br

  6. Também gosto muito do coruja, to sempre por aqui…

  7. Obrigado pela dica Gustavo.

  8. Quero ingressar nas soluções com plataforma Microsoft.

    Valeu!!

Deixe uma resposta

Fechar Menu