Eu fico impressionado com a total falta do que fazer de diversas pessoas que tem a mania de corrigir, denigrir, discutir e trolar (nem sei se isso já verbo) os outros. Será falta do que fazer, inveja ou não ter uma capacidade melhor de raciocínio ?

Outro dia desses eu assisti um bate-papo do @nandopax, Vinícius K-max e do Mr. Manson (Wagner Martins – o que já conheci pessoalmente no OmediCamp e é gente boa pacas) sobre Trolls, no canal do Social Media Week e pensei, mas que porra é essa ?

O Mr. Manson tem umas tiradas engraçadas e que fazem sentido, várias empresas ficaram muito putas com o seu sarcasmo e comentários e ele conseguiu provar que é bom de marketing, mas fazer piada com a cara dos outros só por achar graça dá dinheiro ? Juro que não sei a resposta.

Em TI, já temos alguns Trolls que têm a mania de falar mal de um post, notícia, comentário, o que seja, mas vejo que boa parte da culpa é dos jornalistas que simplesmente copiam uma notícia do outro só para ter algo novo no site do jornal ou da revista. Quem não viu o problema do @naosalvo, quanto a invasão ou hackerismo do site do Santos Futebol Clube. Foi uma cópia atrás da outra, até que um jornalista que tem o mínimo de noção, escreveu algo correto sobre o fato.

Escrever sobre TI é difícil pacas, temos um mercado totalmente mutante e louco para comentar, que um termo e tecnologia muda a cada segundo. Como ser conhecedor e escrever sobre o assunto, com o mínimo de propriedade ? Ser jornalista e ter feito cursos na S.O.S. computadores lhe darão essa capacidade ? Consertar o computador da sua tia amada irá lhe ajudar nisso ?

Não, você só precisa ter força de vontade e paciência, muita paciência, porque sempre terá um chato, que acha que sabe 100 vezes mais do que você sobre TI e vai escrever que você não entende nada e que ele é o bonzão.

Temos exemplos disso todos os dias e assumo que sempre tem um chato enchendo o meu saco no blog. Sabem o que eu faço ? Convido-o a escrever um post. Simples pois nem todo mundo tem coragem de colocar a cara para bater para milhões de pessoas. 🙂

Vejam que escrever sobre uma notícia ou tecnologia não é simplesmente copiar de um site ou ouvir alguém falar, mudar algumas palavras, colocar algumas ideias e publicar do WordPress. Vai além, e isso vem dos comentários, das perguntas via Twitter, emails e afins. Você deverá estar preparado para responder o seu público, ajudá-lo e isso um Troll não faz, ele enche o saco, só isso. Ajudar que é bom, nada.

O meu ponto é o seguinte: quer falar mal de algo ?, o faça, de forma educada e que possa agregar valor à alguém, principalmente quando falamos em TI.

Troll em TI é um bobo da corte que tem como livro de cabeceira o guia do hardware do Gabriel Torres.

Compartilhar:

Este post tem 15 comentários

  1. Concordo com você, Gustavo.

    Discordar de uma ideia não significa que a pessoa possua licença para ofender e incitar uma discussão improdutiva.

    Muitas vezes encontramos pessoas com diferentes opiniões, mas algumas sabem discutir utilizando bons argumentos e com educação, agregando valor, como você mesmo mencionou, mas tem gente que não entende que “criticar” não significa “hostilizar”.

    Parabéns pelo post.

  2. E aceitar crítica é algo que tu não sabe pelo jeito…

    principalmente quando o que tu escreve não faz sentido e tuas próprias palavras vão contra tua justificativa de ter escrito algo de uma maneira.

  3. Pois é Gustavo, realmente os trolls estão por toda a parte e se multiplicando. Sempre notei forte presença dos trolls no mundo de TI e infelizmente acho que isso nunca vai terminar. O fato é que muita gente simplesmente adora criticar, falar mal e criar polêmica. Criar conteúdo, compartilhar idéias e informações é muito mais complicado, por isso a maioria prefere chamar atenção criticando os que constroem.

    Minha dica: Ignorar! Sem dúvida a pior coisa para um troll é ser ignorado 😉

    Não tenho o costume de comentar, mas estou sempre acompanhando seu blog. Continue com o ótimo trabalho!

    Abraços!

  4. ezquiel, o pessoal vai lhe tachar ou taxar de troll..não sei se é positivo ou negativo….

  5. Ezquiel querendo chamar a atenção, falou nada com nada.
    Pra mim Troll é só alguém sem educação querendo chamar a atenção, pois se acha melhor que os outros só pq sabe usar a barra de buscas do google. Quando na verdade é um zé ninguém, troll é igual aquele cara de buteco que opina sobre todos os assuntos só pq assiste jornal nacional.

  6. Quer um exemplo de troll galera?? Tem o ezequiel ali em cima, ja chegou discutindo e ainda por cima não falou nada com nada!!!

  7. Como foi dito, trolls são seres dispostos apenas a discordar, com o intuito de levar a atenção para si e tirar o foco da discussão. Não adianta argumentar com eles, pois não irão admitir que estão errados. Até hoje não encontrei forma mais eficaz de combater um troll do que ignorá-lo e continuar a discussão.

  8. Trolls, esses benditos trolls. Vocês precisam ver o quanto um troll se camufla quando uma simples mulher fala ou posta algo, ou tenta ajudar alguém em uma simples comunidade.

    E pra mim o pior troll é aquele do twitter que nem lhe segue, mas ver um RT de alguém com seu twitter e twitta falando que não é bem assim. (¬¬)

  9. Complicado, realmente existem muitas pessoas que não agregam nada.
    Acredito que é extremamente positivo a discussão sobre um determinadoa assunto com pontos de vista diferentes. Isso enriquece a visão e a auxliar em uma melhor análise, porém a discussão é feita da troca de informações como o Gustavo comentou, crítica por crítica não agrega. Se não concorda, venha conversar…

  10. Troll é um peso morto que ainda respira o ar dos outros….

  11. Realmente é muito difícil escrever um post, eu mesmo antes de escrever no meu blog estudo muito sobre o assunto pois sei que vai aparecer muitos trolls e muitas pessoas com dúvidas. Mas tenho que adimitir que tem umas trollagens engraçadas kkkkk

  12. “Troll em TI é um bobo da corte que tem como livro de cabeceira o guia do hardware do Gabriel Torres.”

    Amei esta frase… simplesmente diz tudo!!

    Abraço!!

  13. Não pude resistir em postar: também não gosto do Gabriel Torres, prefiro o Morimoto.
    Ótimo blog, parabéns.

  14. Falta humildade… A comunidade é grande e quanto mais informação houver, melhor!
    Esse pessoal não sabe como é tentar buscar algum assunto para discutir e compartilhar.
    Blogs deste tipo são ótimas iniciativas! Quanto menos barreiras houver, na comunidade de TIC, melhor!

    Abraço!

  15. Vcs naum sabem de nada, voses que ção os verdadeiros trollss!

Deixe uma resposta

Fechar Menu