Soube de problemas quanto ao acesso Internet em um determinado conjunto de sites, sites estes que são hospedados no mesmos servidores. O ambiente em questão possui DNSs internos e externos, onde naquele momento todos funcionavam sem problemas, porém quando tentávamos acessar uma URL via Internet, a mesma apresentava problemas: o clássico erro de resolução de nomes e pedia para você contatar o administrador de redes.

Todas as peças que faziam parte da infraestrututa acima foram verificadas, servidores, sistemas, comunicação entre eles, tudo estava funcionando sem problemas, mas o acesso a partir da Internet aos sites não. Foi verificado se o acesso Internet funcionava, vai que o link ou links de acesso estavam com problemas. Porém nada foi encontrado e o problema persistia.

Os times de redes e segurança foram acionados e infelizmente não encontraram nenhum problema, fantástico. 🙁

Testa aqui, verifica arquivo no DNS, no apache, no servidor aplicação e de repente, tudo volta a funcionar, como mágica. Todos os sites voltam a responder. Inicia-se o processo de análise para saber qual arquivo, permissão no Firewall ou configuração no DNS foi alterada. Nada encontrado.

Dai há a última opção, solicitar a operadora um relatório para saber se alguma rota, regra de firewall ou ACL – Router Access List foi alterada ou adicionada, esta verificação também vale para o time de redes e segurança.

Uma suspeita quanto ao problema relatado acima foi que vários engenheiros e analistas de redes que trabalham para uma série de operadoras e empresas em todo o Brasil relataram uma série de problemas com os seus links Internet, desde da queda de sinal até lentidão máxima, chegando ao ponto do Google não abrir. Se o Google não abre ai a coisa está feia, eles tem redundância em outro planeta, como diz um amigo meu.

Depois de quase 2 horas, tudo voltou a sua normalidade, os sites voltaram a abrir, porém sem saber porque que parou e como voltou.

Ai vai a pergunta que não quer calar: A Internet caiu ? Bem, isso é difícil, mas não impossível, para a Internet cair teríamos alguns pontos com problemas:

  • Servidores Root DNS
  • Links rompidos
  • Operadoras com problemas
  • Ataques as Operadoras

Os 3 últimos problemas citados já ocorreram no Brasil e com alguma frequência nestes últimos 12 meses, não se esqueçam do rompimento de cabos no Chile, problemas com a Telefonica e o DNS deles.

Alguém em alguma hora terá que falar para algum cliente ou para o mercado que deu problema, mas o mesmo foi resolvido rapidamente.

Fui informado que algumas pessoas em várias partes do Brasil como Rio de Janeiro, Fortaleza, Bahia e São Paulo estão com dificuldades de acesso a Internet/Google (você não busca nada na Internet, mas sim no Google 🙂 ) via as seguintes operadoras: OI, GVT e Embratel. Isso na madrugada do dia 31/07 para 01/08.

Estamos acostumados a lidar com problemas quanto a queda de serviços e servidores, você acessa o dito cujo, verifica o que aconteceu, executa o restar no servidor ou no serviço, se não funcionar volta o backup, mas e se a Internet no Brasil cair, o que você faz ?

A vida fora da Internet está em extinção, você só percebe que ela existe quando a Internet cai.

Compartilhar:

Este post tem 3 comentários

  1. Interessante o Post, Gustavo.

    Eu gostaria de ver alguma instituição independente fazer uma analise da infraestrutura do pais. Os resultados e mostrando os erros na falta de planejamento ou mesmo o problema do corte de custo iria justificar o porque que a qualidade de nossa conexão é tão ruim.

    Não duvido que deve ter muita fibra optica emendada com cola de sapateiro e fixada com durex tipo fita larga.

  2. Gustavo,
    Outro ponto é também validar se o DNS da operadora não está com problemas. Voltando um pouco ao passado não tão distante, quando os DNS da Telefonica estavam com o problemas e não resolviam quase nenhum endereço.
    Ótimo artigo. Parabéns!
    Abraços

  3. no meu computador o google não responde o que fazer?

Deixe uma resposta

Fechar Menu