O tuning ou ajuste fino de um servidor Linux é tratado por muitos como um processo artístico, o qual exige paciência e profundos conhecimentos de tudo aquilo que pode ser configurado no /etc/sysctl.conf (o qual altera configurações no Kernel do Linux). Acontece que há uma vasta bibliografia sobre parâmetros e configurações para executar essa tarefa e vários dos papers que possuo são muitas vezes confusos ou não são detalhistas ao ponto de trazer segurança quanto a troca ou não de um 0 pelo 1 em alguns destes parâmetros.

Eis que encontro na internet um paper, em inglês, que apresenta um nível de detalhe impressionante quanto aos parâmetros dos protocolos TCP/IP que podem ser configurados no kernel do Linux.

Ipsysctl tutorial 1.0.4, escrito pelo Oskar Andreasson, é um daqueles documentos que devem constar na biblioteca de todo e qualquer administrador Linux pelo simples fato de nos trazer detalhes, informações e dicas essenciais para melhorar a performance do nosso pássaro que não voa.

Vale a pena o download.

P.S.: Só um pequenino ponto e que não diminui em nada o trabalho do Oscar. Eu não encontrei nenhuma menção ao parâmetro net.ipv4.tcp_tw_reuse em seu documento. Passei um e-mail para ele perguntando quando haverá uma atualização e se ele aceita algum contribuidor em seu trabalho.

P.S.2: Já perdi a conta da quantidade de vezes em que ajudei a resolver alguns problemas em servidores Linux simplesmente indicando algum parâmetro no /etc/sysctl.conf e no final, o incrível e maravilhoso sysctl -p.

Compartilhar:

Este post tem 4 comentários

  1. Mandou bem demais Gustavo, já esta nos meus favoritos!!

    abs!

  2. Muito show. Obrigado pelo post.

  3. Estudando o doc, aleu pela dica man

  4. Obrigado pela dica e pelo link do conteudo, ira ser de grande ajuda.
    Abraço

Deixe uma resposta

Fechar Menu