O gráfico abaixo demonstra o que vem acontecendo com o Ubuntu nesses últimos anos, ele vem descendo ladeira abaixo em relação a quantidade de downloads e o Mint, uma distribuição também baseada no velho e conhecido Debian, vem crescendo e rápido.

Mas esperem ! E a base instalada ? Ela também está caindo ? O google, aparentemente, diz que sim e rápido:

Eu particularmente acredito que isso seja mais uma daquelas modinhas de nós, entusiastas do mundo opensource, de querer provar novas coisas e produtos. Chegou a vez do Mint e já passou a vez do Ubuntu.

Não podemos esquecer de algumas coisas que eu considero serem bem importantes quanto ao Ubuntu:

Ele se tornou uma distribuição suportável – empresas podem utilizar sua versão server e pagar pelo suporte – Isso faz a distribuição crescer e muito devido aos recursos financeiros recebidos que serão utilizadas para melhoria no desenvolvimento do produto.

Sem dúvida alguma o Ubuntu se tornou a distribuição Linux mais utilizada por aqueles que não entendiam em nada sobre o mundo opensource e acredito que ele continue sendo muito utilizado.

Compartilhar:

Este post tem 11 comentários

  1. Concordo Gustavo, eu acho que é essa a essencia do opensource, mudanças de paradigmas. Não é necessario fixar em algo so porque ele existe. E eu acho otimo temos opções tão flexiveis e ter que ficar apenas olhanda da janela oque decidem por nos.

  2. Vejo como um dos fatores da queda na usabilidade do Ubuntu, o monte de “invenções” para tentar inovar e tentar a distro mais amigável para os novos usuários. O unit é horrível e as configurações que o Ubuntu insiste em setar como default são coisas que irritam e muito.
    Migrei para o Mint a cerca de 2 meses … o sistema é muito estável e limpo em sua usabilidade, fácil, rápido e prático … é isso que nós usuário queremos.

  3. Sou a prova viva, mudei para o mint a pouco tempo.

    []’

  4. Faz um tempo que uso o Mint, realmente ele rompeu com algumas mudanças que o ubuntu adotou como padrão, como é o caso do unity. Tenho conseguido rodar tudo que preciso nessa distro, porém, tive um problema com meu note sony vaio, ele aquecia muito, mas, repito muito mesmo, fiquei com medo que fosse danificar o note, por final encontrei a solução e resolveu totalmente o problema de aquecimento. Tirando isso, (que não afeta exclusivamente o Mint, mas, sim muitas outras distros, em notebooks) o sistema atende muito bem.

  5. Desde que o Ubuntu inventou de mudar a interface grafica dele pro Unity mudei direto pro Debian, nem pensei duas vezes. Uma por minha placa grafica ser a famigerada SIS Mirage q nao tem muito suporte as Distribuições Linux e outra por meu notebook ter 1 Gb de Ram e um Celeron M . .com Ubuntu nele sei la o pq tava comendo sem nada 300 Mb de Ram no Ubuntu 10.04 e fui testar o 11.10 tava comendo 384 Mb de ram. Com o Debian ta so nos 124 Mb de ram. Fiquei sabendo que a Nvidia não vai dar mais suporte ao Ubuntu se ele continuar com a idéia de não usar mais o X11 nas suas proximas versões . .tenso isso!!!

  6. Ninguém pode falar que o Ubuntu mudou vários conceitos do que o linux pode fazer num desktop, principalmente para aqueles que nem sabiam o que é Linux. Conheço pessoas que usando Kubuntu, que é com KDE e não me relataram problemas. Acredito que a Canonical fez certo em tentar oferecer uma outra interface gráfica, mas também acho que ela poderia ter fortalecido o gnome. Vejo que todos que estão usando o Mint, usaram ou ainda usam o Ubuntu. Nesse ponto, fica facil fazer um comparativo e escolher o que mais lhe atende. Hoje é fato, para rodar o ubuntu, tem que ter uma maquina razoavelmente boa.
    Vamos ver o que vai acontecer nos próximos capítulos…

  7. Concordo como Gustavo, o Ubuntu abriu as portas para as futuras distros que virão e o Mint é uma delas…

    A adoção do Unity para quem usa apenas desktop é uma dor de cabeça, pelo menos para mim, sinceramente, assim que foi lançado eu desativei e agora, no Ubuntu 11.10, eu desinstalei!

    Vou migrar para o Mint agora que saiu o “Lisa” e conferir essa distro 🙂

    Aqui está o blog oficial: http://blog.linuxmint.com/?p=1889

  8. Olá Marcelo, a respeito do que você comentou sobre o aquecimento em seu notebook, qual foi a solução que você achou? ou alguem que tenha passado por isso pode postar a dica?

  9. Ola, queria a ajuda de vcs pra saber qual Linux é melhor hj. Mais pra frente pretendo criar e editar programas!
    Obrigado!

  10. Em minha opinião, não existe a melhor distribuição Linux, mas sim a que lhe agrada mais. O pessoal vem utilizando o Ubuntu, Mint e CentOS.

  11. Bem legal mesmo eu vejo diversos Caras migrarem do Ubuntu para Debian.

    Eu amo o Debian,Freebsd,Slackware.

Deixe uma resposta

Fechar Menu