No sábado dia 16 de dezembro, por volta das 15 horas, o UOL e seus parceiros sairam do ar. Por problemas na central de servidores da UOL Diveo, em São Paulo, tendo parceiros que ficaram até 24 horas fora do ar. Os problemas foram sanados e a navegação normalizada.

O UOL se posicionou sobre o fato: “Uma falha no sistema elétrico que atende a região central de São Paulo deixou indisponível boa parte do conteúdo e dos serviços do UOL entre 18h40 de sábado (15) e o início da madrugada de domingo.  De acordo com a AES Eletropaulo, cerca de 1,5 milhão de consumidores em dez cidades foram afetados pela pane no Sistema Interligado Nacional. Além da home-page do UOL e das páginas noticiosas, ficaram fora do ar algumas das principais plataformas do portal. Boa parte dos sites parceiros do UOL também foi afetada pela queda de energia.”

 

Atualização

Há relatos que problemas junto ao datacenter da UOL/Diveo voltaram a acontecer no dia 17 de Dezembro, segunda-feira. Muitos administradores perceberam que os servidores hospedados na UOL/Diveo tinham reiniciado, e para piorar toda a história, sem aviso prévio.

O pessoal que participa da lista caiu vem reportando uma série de falhas por parte do time de administração da UOL/Diveo. E os pontos mais mencionados são:

  • Total falta de comunicação sobre o que ocasionou o problema por parte da UOL/Diveo
  • Medo quanto a possíveis problemas quanto ao grupo gerador utilizado pela UOL/Diveo
  • E o mais sério de todos, em minha opinião – que o problema voltou a acontecer em um curto espaço de tempo

Muitos clientes estão com medo de colocar a boca no trombone devido ao NDA assinado junto a UOL/Diveo. Tanto é que já teve gente solicitando o descarte de alguns e-mails.

Como um amigo que possui servidores hospedados neste datacenter me disse: O serviço cai, ninguém explica o motivo e o que fará para que isso não folte a se repetir, mas eu não posso reclamar porque assinei a droga de um NDA.

Atualização 2

A UOL enviou um report quanto ao incidente do dia 15 de Dezembro com o título – *Relatório de Incidente Data Center Glete — 15/12/2012

Este report fala sobre as falhas que eles tiveram nos geradores e está classificado como confidencial.

🙁

A pergunta que fica é O que adianta colocar tudo na nuvem da UOL/Diveo se ela está fora do ar ?

Atualização 3:

Pelos informações que tivemos acesso, a UOL/Diveo teve problemas com o grupo gerador nos dias 15, 16 e 17 de Dezembro.

Compartilhar:

Este post tem 3 comentários

Deixe uma resposta