Vale a pena investir em uma pós-graduação focada em segurança ?

Tags:

A resposta é não.

1 – Para começar, segurança da informação é uma das áreas que mais sofre com atualização de conteúdo. A cada instante há uma nova vulnerabilidade, um novo tipo de ataque ou defesa, e isso em curto prazo – estou falando de 12 meses. Um curso de 18 ou 24 meses não tem como passar todo o conteúdo básico, intermediário e avançado para você poder se atualizar ou se preparar para este mercado – a carga horária é muito pequena para tanto conhecimento que precisa ser ministrado.

2 – Os melhores instrutores ou professores que você poderia ter não podem ministrar uma aula, pois não atingem os níveis de exigência para tal função ou não possuem didática ou pior, acreditam que o velho e bom hacking deve ser aprendido sozinho. Uma forma de peneirar os melhores dos piores.

3 – Os valores exorbitantes de tais cursos podem muito bem serem revertidos para treinamentos ministrados por instituições como a Sans, uma das maiores e melhores instituições de ensino e, que de fato, lhe ensinará a ser um hacker. Ou você poderá comprar uma centena de livros, investir em um bom curso de inglês e assistir as aulas e cursos que são vendidos no udemy.com com a grana cobrada por um destes cursos. Já vi curso cobrando mais de R$ 15.000,00, chegando ao absurdo de pedir R$ 26.000,00 para aulas ministradas por gente que possuía uma experiência digna de um membro brasileiro do anonymous.

4 – A pós-graduação em segurança da informação ou ti, em geral, não é garantia de um bom emprego, muito menos um aumento de salário. A farra de correr atrás da pós-graduação ou do MBA para ganhar um aumento acabou, pois as empresas perceberam que o profissional técnico não precisa ficar com a bunda sentada em uma cadeira, por 3 horas seguidas, assistindo um professor escrever em uma lousa. Cursos online provêem um conteúdo melhor, por ser mais atualizado e fornecer melhores ambientes para se praticar.

5 – Um professor que possui 3, 4 ou 5 certificações em segurança não é garantia de uma boa aula. Na verdade, cada aula precisará de um professor diferente, mesmo assim, com didática. Caso um curso de pós não possa oferecer algo diferenciado, você estará jogando o seu dinheiro na lata do lixo, ou pior, no bolso do dono da instituição sem você ter aprendido nada de util.

 

 

VEJA TAMBÉM

motherboard.vice.com – uma postura quanto a divulgação de notícias sobre hackers que deve ser ... O sensacionalismo é algo que vende, chama a atenção, gera likes, coloca o que vc deseja em evidência e o povo gosta. (Sei bem disso que estou falando, e hoje, me policio ao máximo para não cometer est...
CEH – Pentest- curso em vídeo para download Semana produtiva essa hein.. Um link com material bacana atrás do outro. Espero que isso faça a galera perceber que o blog está voltando, aos poucos, mas está. Agora, eu trago para vocês o link par...
CYBERWAR – seriado/documentário sobre segurança, hacker e cyber segurança Cybewar é um seriado criado pelo excelente Viceland. A cada episódio, Ben Makuch, o reporter investigativo por trás de todo o trabalho, apresenta, e em detalhes, como funciona o mundo hacker, seja ...
COMPARTILHE ESTE ARTIGO

COMENTÁRIOS

5 comentários em “Vale a pena investir em uma pós-graduação focada em segurança ?

  1. Pedro

    Parabéns pelo artigo, concordo totalmente. É muito melhor estudar online e se especializar na prática. Até porque canudo, não significa conhecimento.

  2. Gilberto Lopes

    Oi Gustavo,
    interessante tuas considerações, mas gostaria de comentar a importância da pós e até mesmo de uma graduação, que seria mostrar caminhos, acredito que o papel da instituição e dos professores é ensinar a pescar, infelizmente sabemos e como mesmo comentou temos diversos professores que lhe faltam habilidade, mas também falta a muitos alunos a vontade de aprender, o papel de pesquisa e investigativo.

  3. Gustavo Lima

    Gilberto respeito o seu ponto de vista, mas hoje, no mercado de TI possuir um diploma de pós-graduação em segurança não é garantia de emprego para ninguém..

  4. Rafael

    Concordo em partes com oque você mencionou, pós nenhuma(redes, desenvolvimento,SI) vai lhe garantir um bom emprego. Falar que empresas acordaram e que não ligam mais para o canudo achei exagero, até pq muitas empresas principalmente de consultoria recebem pontuação em alguns editais por graduações dos analista que ela tem. e concordando também acho que materiais online são melhores. até pq são mais especifico a um tema. acho que ninguém entra em uma pós seja ela qual tema for para sair um profissional completo dela. a pós ao meu vê server apena para dar um foco um pouco maior porém amplo de determinado assunto(SI,REDES,DESENVOLVIMENTO……..).

DEIXAR UM COMENTÁRIO

MENU