Virtualização funciona, desde que bem planejada.

Tags: , , , , , ,

Acredito que não haja um datacenter corporativo no planeta que não trabalhe com algum tipo de virtualização (hardware ou software), isso porque este tipo de tecnologia trouxe uma série de benefícios, não só técnicos, mas como financeiros para todos.

Acontece que a falta de planejamento e uma má implementação de um ambiente virtualizado pode gerar sérias dores de cabeça.

Há 4 pilares na virtualização:

  • CPU
  • Memória
  • Espaço em Disco
  • Rede

Se algum destes pilares apresentar problemas, toda a sua estrutura desmoronará, no nosso caso, o ambiente ficará indisponível.

Algumas dicas para que isso não ocorra, com tanta frequência:

  1. Dimensione sempre com uma folga mínima de 40% todos os seus pilares, recursos. Isso pode lhe salvar em um monte de pico ou no caso de um remanejamento de servidores.
  2. Virtualização deixa implícita a palavra redundância, correto ? Então tenha redundância dos servidores físicos que suportam o seu ambiente virtualizado.
  3. Todo o hardware e software utilizados no seu ambiente virtualizado deverão ser homologados pelos fabricantes, isso para que você não tenha uma desagradável surpresa na hora que for abrir um chamado de alta severidade quando aquele problema dos infernos aparecer.
  4. Jamais virtualize a máquina de café. Essa é uma expressão utilizada para aquilo que o cliente quer virtualizar, mas não precisa ou não tem suporte. Se você aceitar isso, o problema passará a ser seu.
  5. Tenha sempre um profissional com conhecimentos avançados de virtualização, mas que saiba que um ping não quer dizer que a rede está funcionando. Cada vez mais, profissionais generalistas são mais requisitados dentro de empresas pelo simples fato deles conseguirem pensar fora da caixa, olharem o todo.

Espero que isso ajude.

VEJA TAMBÉM

A história dos pacotes – TCP/IP O site http://www.robbiehott.com/cs/gw/ nos trás uma interessante forma de contar a evolução do TCP/IP, desde a sua origem em 1974 até a sua última alteração que foi em fevereiro de 2013. Simples e...
kat.ph, uma solução para os órfãos do demonoid O nosso amado e querido demonoid, o maior e melhor site de torrents, em minha opinião, deixou milhões de órfãos em todo mundo. Eu, por exemplo, fiquei triste para cara lho (e olha que a expressão para...
O que a virtualização tem a ver com o final de ano ? Quem trabalha suportando ambientes produtos para e-commerce ou qualquer grande rede varejista que tenha o Natal como a data mais importante do ano, sabe que crescer rápido e sem aporrinhações é mais d...
COMPARTILHE ESTE ARTIGO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

MENU