Desde o surgimento da virtualização para tecnologias x386 graças a VMware a Citrix, diversos tipos de implementação tem sido feitas com sucesso, sejam elas voltadas a sistemas de correio eletrônico, vulgo e-mail, servidores Window$, Linux e outros. Mas por que não implementar essa tecnologia, a virtualização, em ambientes de servidores aplicacionais e Web ?

Quando falamos em servidores aplicacionais java, nós falamos em JVMs (Java Virtual Machines) que consomem uma boa quantidade de recursos, como CPU e memória de seus hospedeiros/servidores. Sem falar na quantidade de transações TCP/IP que uma JVM consegue processar dependendo da aplicação.

Imaginem uma aplicação voltada as empresas de telecomunicações ou bancárias, com as suas milhares de transações por segundo sendo processadas. Você deve reservar recursos físicos como interfaces de redes, processadores e memória, inviabilizando assim o custo x benefício da tecnologia de virtualização para uma grande quantidade de empresas, era o que eu tinha em mente até então.

A HP fez um estudo de caso quanto a performance do servidor aplicacional WebSphere Application Server da IBM instalado em um ambiente virtualizado utilizando VMware, tudo hospedado nos servidores HP Proliant. A análise desse estudo demonstrou uma perda de performance de 11% na utilização de servidores virtuais contra servidores físicos, pequena ao meu ver.

A especificação de hardware entre ambos os ambientes, virtual e físico foi:

Virtual: VMware ESX 4.0 (build 164009)

Machine: HP ProLiant DL380 G6 CPU: 2 Quad-Core Intel® Xeon® CPU X5570 @ 2.93GHz Memory: 32 GB

Guest OS: Red Hat Enterprise Linux Server 5.3

Application Server: IBM WebSphere Application Server 7.0.0.5

Physical: Red Hat Enterprise Linux Server 5.3

Machine: HP ProLiant DL380 G6

CPU: 2 Quad-Core Intel Xeon CPU X5570 @ 2.93GHz Memory: 32 GB

OS: Red Hat Enterprise Linux Server 5.3

Application Server: IBM WebSphere Application Server 7.0.0.5

Agora se formos falar da parte Web, como servidores Apache, Lighttpd e outros não tão conhecidos mas utilizados pelo mercado, eu particularmente acredito na criação de um cluster de servidores dedicados ao ambiente WEB na DMZ desta rede, devido a dois pontos principais: fácil redimensionamento e fácil restauração em caso de crises ou panes.

Link da análise da performance.

Compartilhar:

Deixe uma resposta