Virtualização VMware + Cisco = Nexus 1000v.

Tags: , , , , , ,

A nova versão do sistema operacional da VMware, vSphere 4 veio como uma nova ferramenta que possibilita a virtualização de mais servidores em um ambiente virtual, facilitando a instalação, configuração e remanejamento de recursos de redes virtuais como o V-switches(switches virtuais), configuração de vlans e todos os componentes de redes necessários para o seu ambiente virtual.

O Cisco Nexus 1000v foca no gerenciamento dos seus servidores virtuais, onde todos os recursos de redes são configurados em sincronia com seu ambiente, já que o mesmo é um switch virtual (vDS – plataforma desenvolvida pela VMware). Nexus 1000v é um software licenciado, precisa ser comprado a parte, divido em em dois componetes:

virtual supervisor module (VSM) – é responsável pelas configurações de redes e políticas.

virtual Ethernet module (VEM) – é responsável por suportar todas as configurações e políticas configuradas no VSM. o VEM fica residente em um servidor físico como um switch virtual.

As funcionalidades do Nexus 1000v são:

  • VLANs
  • Private VLANs
  • Port mirroring (Switched Port Analyzer [SPAN] and Encapsulated Remote SPAN [ERSPAN])
  • Access control lists (ACLs)
  • Anti-spoofing features
  • Quality of service (QoS)
  • NetFlow Version 9
  • Port profiles

Features do Nexus 1000v

Uma das principais utilizações deste novo produto é quanto a criação de DMZ virtualizadas que suportarão Web Servers, FTP servers e todos os servidores destinados a este ambiente.

Nexus 1000v Implementado em uma DMZ

Cenário DMZ com solução Nexus1000v e VMware.

Mais informações sobre esse excelente produto nos vídeos abaixo:

Este vídeo tem o objetivo de explicar o funcionamento do produto.

Os dois vídeos abaixo são uma demonstração de como instalar e configurar o Nexus 1000v:

Part I

PartII

A Integração com a linha Nexus (Nexus 2000, Nexus 5000 e Nexus 7000) é impressionante, destaque para integração a partir do Nexus 5000, linha de switches que funcionam com a tecnologia FCoE, tecnologia a qual já dei uma leva introdução neste post.

Mais informações no documento.

VEJA TAMBÉM

E a discussão continua quanto aos CISSPs Há poucos dias, eu recebi uma enxurrada de emails e comentários no blog (muitos deles não foram aprovados) me perguntando o que eu tenho contra os CISSPs ? Por que não sou a favor desta certificação, ...
Calendário com os Cursos do Coruja de TI Pessoal, acabamos de fechar o primeiro calendário com os cursos do Coruja de TI, mas já vou logo avisando, até o final de hoje, este calendário aumentará e muito. 20/abr - Curso de Segurança/Ha...
UOL e sites parceiros fora do ar dia 15 e 16 de dezembro No sábado dia 16 de dezembro, por volta das 15 horas, o UOL e seus parceiros sairam do ar. Por problemas na central de servidores da UOL Diveo, em São Paulo, tendo parceiros que ficaram até 24 horas f...
COMPARTILHE ESTE ARTIGO

COMENTÁRIOS

2 comentários em “Virtualização VMware + Cisco = Nexus 1000v.

  1. Luiz Edmundo

    Olá,

    Sou o responsável pela área de treinamento de uma consultoria em TI e preciso oferecer alguns treinamentos de infra-estrutura(NEXUS 7000, NEXUS 1000, ACEAP, BIG-IP, BDS 3120 e CHECKPOINT) e gostaria de saber se voce tem condições de ministrar esses treinamentos.

    Não são cursos oficiais, são cursos teóricos, preparatório para um projeto de implementação.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

MENU