VMware vSphere é a solução de virtualização mais utilizada no mundo.Há centenas de profissionais certificados e preparados para suportarem todo o tipo de ambiente. Mas infelizmente, muitos ainda erram em optimizar e dimensionar, de forma correta, servidores físicos e virtuais, seja trabalhando com o ESX ou ESXi, versão gratuita do seu carro chefe, o sistema operacional.

Para ajudar estes profissionais e suas empresas, a VMware lançou o curso  VMware vSphere: Optimize and Scale. 

Quase 100% prático, este curso é ministrado por poucos profissionais no Brasil e mais do que recomendado para aqueles que desejam dominar a arte da virtualização.

Em minha opinião, este curso é o que ensina, de verdade, a mexer no ESX e no ESXi, apresentando truques e macetes para que possamos identificar, resolver e melhorar ambientes que o utilizam.

O material, as apostilas, poderão ser acessadas nos seguintes links, 1 e 2. Vale lembrar que a http://www.trainsignal.com/ possui cursos à distâncias focados no produto. Pena que não dá para montar o laboratório em casa 🙁

Não preciso lembrá-los que a virtualização é a base dos serviços e produtos tido como by Cloud Computing.

Compartilhar:

Este post tem 12 comentários

  1. Excelente material Gustavo!

    Acredito que já exista um grande mercado para produtos de “Cloud” no Brasil, porém essa demanda deve aumentar cada vez mais, consequentemente, necessitado de mais profissionais especializados.

    Entre as soluções da VMWare e Citrix, qual tem uma melhor visibilidade no mercado?

    Um abraço!

  2. Quem lhe falou isso que não dá pra replicar isso em lab caseiro?

    Faço todos os meus labs e POC com o vmware workstation 8 e agora fiz o upgrade pro 9 sem problemas…realizo todas as features deste hypervisor, desde live migration até HA e FT.

  3. Mas hein ?! — então manda as fotos e a lista de features, sem esquecer, é claro, a configuração dos desktops utilizados..

  4. Só um notebook, core i7 com 16 gb de ram, wmware workstartion 9…..discos dos esxi 5.1, download do Vcliente e Vcenter eopenfile para emulação do storage.

    Não sabe fazer?? YouTube e google??

    Lista de features que faço com essa ambiente, Quick migration, Vmotion, AltaDisposnibilidade, DRS, Site Revovery Manager(SRM), Storage Vmotion.

    E falando em trainsignal no curso deles ele fazem tudo em um ambiente parecido, com um único note, e usam o openfile também para emulação do storage.

  5. Flavio, vc não executa todas features do VMWare.

    Em primeira lugar o ESXi te limita e muito
    Em segundo e por último, vc precisa de um storage e mais 2 máquinas.

    Antes de criticar e falar mal, análise. E só para encerrar o assunto, vc não precisaria de um note tão bom assim para testar “tudo isso”

  6. Bom dia Gustavo,

    Costumo dizer que depende da vontade das pessoas quererem aprender e alguns fatores extras (R$ e prioridades). Sobre o “montar o laboratório em casa” é custoso por assim dizer, tenho alguns equipamentos (Servidores/NAS/Switchs) onde executo meus labs de vmware/xen e posso dizer que não é barato mesmo.

    Abs,

    Dilson Augusto Catoi
    @dilsoncatoi

  7. Os dois links estão vazios.
    Não cosegui baixar as apostilas.
    Pode me enviar por email.
    luizalberto.arquivos@gmail.com
    Obrigado.

  8. Estou com problema de performance com linux e postgresql em uma VmWare Sphere.
    Rate do disco super baixo, em torno de 18,988MBs, alquem ja teve experiencias onde enfrentaram problemas e performance com virtualização de servidores?

    Grato.

  9. Cara muito bom Fred material que você postou, valeu demais! Agora é só estudar em casa. 🙂

  10. Marcos, melhor coisa a fazer com banco de dados é criar uma LUN que seja independente e de acesso rápido com discos SAS. Verifique se o seu storage suporta Storage I/O e habilite para essa LUN, verifique o IOPS e incremente o Share do Disk. Coloque essas VMs dentro de um pools reservando recurso de memória de forma que não faça swap. Existe uma documentação chamada Desempenho Melhores Práticas para vSphere 5.1 – VMware da uma lida. Abraço!

  11. Gustavo / pessoal do blog,

    os links estão quebrados, vcs teriam como me enviar esse material citado nesse post? abs

Deixe uma resposta

Fechar Menu