Li o trecho abaixo da reportagem da infoexame intitulada: Governos estão à procura de cibersoldados

“Os especialistas mais capacitados podem se desgastar com o trabalho, ser alvo de ofertas de trabalho no setor privado ou ceder à tentação de causas criminais ou de oposição ao sistema. Além disso, muitos dos melhores entre esses profissionais podem ter personalidades difíceis, e ocasionalmente excêntricas.

O que mais me chamou a atenção foi o trecho grifado acima: personalidades difíceis, e ocasionalmente excêntricos. O fato é que a grande maioria dos profissionais de TI altamente capacitados, que conheço, ficam em uma linha tênue entre a loucura e a paixão pelo que fazem, e bota tênue nisso.

Há também uma frase dita por muitos que o profissional mais normal de TI baba, igual a um louco. A baba no caso é uma expressão utilizada para aqueles que são apaixonados pelo que fazem e não trocam nada por isso, podendo lhe morder caso você mexa com o osso dele (o computador ou a conexão de rede).

Alguns estudos, norte-americanos, apontam que excelentes profissionais de TI possuem algum problema social, que culmina na quase ou total falta de relacionamento no mundo real. Tendo em alguns casos, pessoas serem portadoras de algum grau de altismo.

Quantas vezes você já se deparou com um problema daqueles, após horas e horas sem resposta alguém diz: Chama o loco do fulano. Ele deve saber a resposta.

O cara é chamado e em poucos segundos ele resolve o problema. Responde porque aquilo aconteceu e ainda diz que a solução é bem simples, para ele, é claro.

Todos os departamentos de TI, dos quais eu trabalhei, possuíam um louco destes, pronto para lançar os seus tentáculos de conhecimento e soluções inusitadas nos problemas mais estranhos. A criatividade destas pessoas é impressionante e mais, eles amam o que fazem. Algumas empresas se equivocam em promovê-los para cargos de gestão, pois o cara não nasceu para gerir pessoas ou projetos, ele nasceu para escovar bit.

Caso você conheça algum louco desses, escovador de bits e amante de séries como Star Trek e The Bing Bang Theory, sente ao lado dele, pois o mínimo que poderá acontecer é que você aprendará algo bem interessante e o máximo, é que ele poderá te convidar para ser sócio de um novo facebook.

Compartilhar:

Este post tem 7 comentários

  1. haha, show de bola! Agora sei que não estou sozinho, hehe

  2. Esse tipo de profissional me lembra tanto o Dr. House da série rsrs

    []’s

  3. Vou mostrar esse post pra minha irmã (-_-) ela me chama de louca.
    HAHAHAHAHAHAHHA

  4. KKKKKKKKK, quem disse que somos os diferentes !!!

  5. A loucura faz BEMMM.

  6. ótima matéria… sempre quando vejo alguém na rua falando sózinho eu penso…esse aí trabalha com TI.

    Não estamos sózinhos

    abraços

  7. Segue alguns sintomas

    – Anda pela rua falando sozinho e sempre bolando algum projeto.

    – Passa as noites e madrugadas estudando e buscando informações.

    Depois coloco mais algumas, quem quiser continuar manda ver.

Deixe uma resposta

Fechar Menu