Uma das principais recomendações que fazemos quanto trabalhamos com um ambiente clusterizado que rode WebLogic ou Oracle SOA Suíte, em cima de Linux, e desabilitar no S.O. a autonegociação das interfaces de rede, já que está função é de responsabilidade do switch.

Caso esta função esteja habilitada no S.O., vc terá dores de cabeça quanto a perda de pacotes, principalmente se o seu cluster estiver configurado para utilizar o protocolo Multicast.

autoneg off –> essa é mensagem que deverá aparecer quanto vc executar um ethtool em sua interface de rede

Para tal tarefa, vc deverá adicionar a linha abaixo nos arquivos de configuração, como root, das respectivas interfaces de rede (/etc/sysconfig/network-scripts/ifcfg-<eth>), se atentando para a velocidade de cada interface..

Vejam um exemplo:

ETHTOOL_OPTS="autoneg off speed 1000 duplex full"


No final da configuração, um restart do networking deamon implementará com sucesso estas configurações. Mas cuidado ao executá-lo. Jamais faça isso em momento de pico. Agende um horário com o time de redes para acompanhar o seu ambiente e certificar que os switches estão configurados corretamente.

# service network restart
OR
# /etc/init.d/network restart

Compartilhar:

Este post tem 2 comentários

  1. Poderia comentar um pouco mais? pois se eu interpretar como negociação off eu devo forçar o switch a utilizar uma velocidade, sendo assim nem sempre o switch poderá atender assim causando overhead tb não switch, é preciso talvez avaliar a infra por um tudo antes de alterar uma configuração como essa.

  2. Tiago, isso mesmo, o switch que deverá ter essa função, de passar para as interfaces de rede, e S.O.s, conectados a ele, a velocidade e parâmetros. Por experiência própria, este tipo de configuração não causa overhead em switches cisco.

Deixe uma resposta

Fechar Menu