A única palavra que vem na minha cabeça quando penso no que ocorreu com a Visa e a Mastercard devido ao boicote do Wikileaks é amadorismo.

Wikileaks tornou-se o maior canal da comunidade hacker em todo mundo, milhões de pessoas o veneram devido ao grande feito de ter deixado o todo poderoso e impiedoso TIO SAM (EUA) muito chateado, chateado ao ponto de ter conseguido expulsar as operações do Wikileaks da Amazon, Paypal, França, Suíça e tantos outros que nós temos temos nem ideia.

Dizem que o caso de assédio sexual e tentativa de estupro que acarretou em um pedido de previsão internacional ao criador do Wikileaks é armação. Será que o governos dos EUA seria capaz de armar isso ?!

Agora vamos lá, você é uma grande multinacional que arruma uma desculpa esfarrapada para não deixar o Wikileaks ganhar dinheiro por meio de doações, e não espera que os seguidores e colaboradores deste site, analistas de seguranças, Hackers e experts que possuem um vasto conhecimento não lhe ataquem ?!

É muito amador que pensam assim, e os que pensaram tomaram na cabeça e feio, os seus portais e sites ficaram fora do ar por hora, tudo porque ataques DDoS são os mais devastadores, você sobrecarrega tanto um serviço que ele fica lento a ponto de não conseguir mais fazer o upload de uma simples imagem de 3KB.

E como se defender deste tipo de ataque?

Vários analistas e pesquisadores falarão que há uma série de regras de firewall, configurações em roteadores e equipamentos de redes/appliance que podem lhe proteger. Alguns sites arriscam em dizer que possuem um link de mais de 10GBps, a Locaweb possui 40Gbps, para se defender de ataques, mas esperem momento, Burma sofreu um ataque DDoS que o tráfego de rede passou dos 15Gbps. Eu soube que a Locaweb sofre ataques DDoS em seus servidores de DNS que passaram dos 10Gbps.

É possível se defender de um ataques desses, existem equipamentos de redes que conseguem suportar tanto throughput ?

Existem sim, mas não são todas as empresas que possuem bala na agulha para compara-los, me pergunto também se há gente com experiência para configura-los, convenhamos que não é todo dia que você vê uma ataque DDoS de 10Gbps em uma rede.

E os ataques DDoS na camada de aplicação, como se defender destes caras ? já falei em um post sobre esse tipo de ataque e que vem aumentado a cada dia, fato é que ninguém até o momento falou que o seu site ou aplicação web ficou fora do ar devido a este tipo de ataque, até porque eu não sei se o pessoal de segurança ou de redes já consegue distingui-lo dos ataques DDoS mais comuns.

O ponto é: Antes de falar um não desses, garanta que o seu teto não é de vidro ou que o seu roteador não foi configurado pelo estagiário!. E não adianta nada chorar das ferroadas depois que jogou a pedra no vespeiro.

P.S.: Neste momento o wikileaks possui 1289 sites espelho. Quer parar esse povo todo, desliga os servidores DNS raízes! Dizem também que a estimativa quanto a quantidade de botnets que se pensava que haviam no mundo estava bem errada.

O Twitter já demonstrou que também não é muito a favor do Wikileaks, baniu a conta de um dos organizadores ou porta vozes do paybeak.

Logo o Twitter que vive com problemas de lentidão e de segurança, daqui a pouco vai ficar fora e vão falar: Po, a galera não entende que o wikileaks não faz uma coisa legal ?! — toma na cabeça.

Compartilhar:

Este post tem 5 comentários

  1. Pergunta, o twitter vetou a conta? ou “vetaram” a conta Wikileaks do twitter? Sabe se lá….

    Mas particularmente, estou gostando muito de ver essa bagunça rolando no mundo aí afora =D

  2. Ha ha, só agora vi o snapshot do post, ficou mto massa!

  3. Será que o governos dos EUA seria capaz de armar isso ?!

    Se já invadiram um país para prender um ditador que eles acreditavam possuir armas de destruição em massa, armar isso ai não é nada.

    Eu quero ver o circo pegar fogo. Mais.

    Agora só falta o Facebook da uma de patriota e da um ban na conta deles.. Pronto.

    Run to the Hills!!

  4. “Estou gostando muito de ver essa bagunça rolando no mundo aí afora” [2] gostei de ver o ”bum” nas grandes empresas como Visa, MasterCard e Paypal.

    []s

  5. Michael espero que você goste quando eles fizerem as leis para limitarem o acesso a internet também.
    Wikileaks até agora não liberou nada demais, nada que afetasse tanto um governo que caisse um presidente. Nada bombástico resumindo.
    Ainda por cima dão munição pros americanos invadirem o Irã, dizendo que eles compraram mísseis de alto alcance da Coréia do Norte.
    Pensa bem, se o Wikileaks realmente estivesse afetando alguma coisa você não veria nada sendo falado no Jornal Nacional da Globo.
    Eles querem é um estopim, algo que ligue a internet á algum caos mundial, seja finaceiro ou político, para começar a legalizar e limitar o nosso acesso a essa enorme fonte de informação desrregularizada, o resto da mídia é controlada pela elite mundial.
    A Wikileaks pode muito bem fornecer tal pressuposto, sem causar nenhum dano concreto aos nossos governantes.

Deixe uma resposta

Fechar Menu