Algumas empresas se uniram à Internet Society para anunciar apoio ao “World IPv6 day”, que a realização de um  período de testes com duração de 24 horas que será realizado no dia 08 de Junho, onde todas  as empresas e institutos participantes concordaram em habilitar o protocolo IPv6 junto com o IPv4 para testar a compatibilidade.

No dia 8 de junho de 2011, o Google, Facebook, Yahoo!, Akamai, Limelight e outras testarão o IPv6 durante 24 horas, e aí mesmos amigos que começa a dor de cabeça. Muitos vem dizendo que depois que o IPv6 for habilitado nada acontecerá com a rede, não é bem assim não. Isso já foi feito, testado, por algumas empresas nos EUA e na Europa e o resultado não foi nada legal. Vários usuários reportaram sérios problemas no acesso à Internet. Muitas rotas deram problemas na sua replicação e outros problemas apareceram. Depois que o bendito Ipv6 foi desabilitado, tudo voltou à sua normalidade.

Durante o World IPv6 day, especialistas acreditam que apenas 0,05% dos internautas terão problemas de conexão com estes sites. Estes problemas deverão ocorrer por erros de configuração em equipamentos de rede domésticos – Isso é o que a mídia vem dizendo, mas alguns especialistas já chutaram este número para a casa dos dois dígitos dizendo que alguns serviços ficarão inacessíveis, e vocês sabem por que ? O World IPv6 Day foi pouco divulgado. Legal né ?!

As operadores brasileiras de Telecom estão se preparando para uma verdadeira avalanche de chamados e possíveis problemas. Vamos esperar para ver no que vai dar.

Eu fico imaginando o incrível aumento de tráfego internet. Para o pessoal que fica dizendo que eu quero que o IPv6 dê errado, um aviso: Eu quero que tudo dê certo, mas para isso é necessário planejamento e tempo para implementação. O problema é isso que nunca ocorre.

Compartilhar:

Este post tem 9 comentários

  1. No 1 Forum de implementadores do IPV6 que ocorreu em são paulo e cujos os videos das apresentações foram liberados, eu notei que as empresas(pelo menos algumas) estava terminando seu processo de migração para o ipv6 de modo completo, e a resposta de alguns(aqueles que se propuseram a fala) é que até o dia 8 junho, tudo estaria rodando normalmente para o World IPV6 day.

    Ou seja, é necessário apenas um pouco de bom senso para perceber que o planejamento apressado, junto com uma dose de falta perspectiva poderá transformar esse dia em problemas para as operadoras.

  2. sem contar que essa galera ja sabe a anos da limitação do IPV4 e ficam tentando colocar mais um bloco de máscaras para adiar ao invés de implementar o IPV6, enfim, já não tem mais como adiar e a galera vai passar aperto

  3. Speedy podem se preparar que eu vô ligar 😉
    hehe

  4. Desde fevereiro / 2011, todos os sites que hospedamos, estão em pilha dupla e nunca tivemos problemas de acessibilidade!

  5. pode ser viagem minha mas adicionar mais um bloco de máscara pode trazer incompatibilidades do mesmo jeito, se for para mudar, mude para aquele que irá melhor resolver o problema. Eu acho válido o World IPv6 Day, se não ocorressem estes eventos talvez os provedores ainda estariam acomodados no IPv4.

  6. mas o seu tráfego é comparado ao do Google, Facebook ou Facebook ?

  7. Gustavo,

    Os problemas possíveis serão com os sites que irão disponibilizar seus ambientes em IPv6. Eles serão os maiores prejudicados caso dê problemas.

    Um pouco de conhecimento técnico é o suficiente para saber que o roteamento IPv6 é distinto do roteamento IPv4; ou seja, o impacto para quem está com IPv4 e acessando sites IPv4 é nulo.

    Agora, caso de problemas e não seja possível viver sem Google e Youtube por 24 horas, melhor pegar um livro e ir ler – ou optar pelo Bing e Viameo.

    Os participantes do IPv6 Day são os que correm o risco de indisponibilidade de acesso aos seus sites. A internet não irá parar por conta disto.

  8. Dou consultoria em alguns provedores, e tenho ipv4 e ipv6 rolando em alguns, dentro da rede, de boa.

  9. Para quem quiser fazer um teste pratico de compatibilidade: http://test-ipv6.com/

    Abs,

Deixe uma resposta

Fechar Menu